Page 57 - Páginas Verdes - Roteiro Algarve
P. 57

 Lagoa é uma cidade sede de concelho, situada no coração do Barlavento algarvio, entre os concelhos de Portimão e Silves.
Segundo fontes históricas o primitivo aglomerado de Lagoa terá nascido em redor de uma lagoa, cujos pântanos foram sendo secos com a finalidade de se criarem terras férteis e habitações onde os povos do império muçulmano acabaram por se instalar, criando fortes laços culturais.
A cidade de Lagoa é uma tradicional cidade algarvia, que, como sede de concelho, contrasta fortemente com as localidades costeiras que, desde a década de 60, têm manifestado um forte crescimento urbanístico e turístico pela qualidade e beleza das suas praias.
No alto de uma pequena colina, rodeada por vinhas, Lagoa tem-se mantido calma e ainda pacata, orgulhosa dos seus pequenos jardins, da bela igreja, do seu interessante depósito de água com balaustradas de faiança e do Convento de S. José, actual centro cultural da cidade.
Famosa é a grande feira de artesanato e cultura realizada anualmente no Parque de Feiras e Exposições de Lagoa-a FATACIL.
A região de Lagoa prima, igualmente, pelo vinho de excelente qualidade que aqui se produz, já de renome internacional.
between the municipalities of Portimão and Silves. According to historical sources the primitiva lagao born around a pond, whose marshes were bein[í d fertile land and homes where people of the Muslim: settled, creating strong cultural ties.
The city of Lagoa is a traditional Algarve town, whict,, beaches.
St. Joseph, current cultural center of the city. Famous is the great fair of crafts and culture held Exhibition Lagoon Park-the FATACIL.
The region of Lagoa press also the excellent q there, already internationally renowned.
pág.155
























































































   55   56   57   58   59