Page 42 - Páginas Verdes - Roteiro Algarve
P. 42

   Faro é região de sol, praia, peixe e marisco.
A região é extensa e com um clima mediterrânico, oferecendo temperaturas agradáveis durante todo o ano. No distrito de Faro encontram-se algumas das praias mais bonitas da Europa.
O património construído é outro ponto de paragem obrigatória. A arquitectura das casas caiadas com chaminés de beleza inigualável, os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio, contribuem para a singularidade deste destino. Visitar Aljezur, Lagos, Silves, Faro, Tavira, Castro Marim e Alcoutim é descobrir em cada museu, igreja, fortes e castelos a história portuguesa.
Nos arredores da cidade, importa destacar a beleza do Parque Natural da Ria Formosa, que se estende desde Cacela Velha à Quinta do Lago. Para além das praias e das serras algarvias, onde se podem fazer caminhadas, destaquem-se as animadas noites algarvias e os magníficos campos de golfe que se estendem por toda a região.
Num local com tanta qualidade e variedade, o peixe e o marisco são reis. Confecionados com receitas próprias que os realçam, como as cataplanas, as caldeiradas, sopas de peixe, ou os petiscos. Dos Carapaus alimados à tradicional sardinha assada em Portimão, acompanhando com uma salada montanheira na Cacela, o bife de atum de Tavira e o polvo de Santa Luzia. Ou ainda as deliciosas ameijoas, conquilhas, lingueirão, ostras da Baleeira, de Alvor e da ria Formosa, pelas lulinhas e choquinhos em todo o Algarve.
Faro is a region of sun, beach, fish and seafood.
The region is extensive, with a Mediterranean clia , temperatures throughout the year. ln Faro district beautiful beaches in Europe.
The built heritage is another mandatory stop. Th
churches and museums, ali reveal the ancestors ó contribute to the uniqueness of this destinatio
museum, church, forts and castles Portuguese histo Around the city, it is worth highlighting the beauty o
courses that extend throughout the region.
razor clams, oysters from Baleeira, Alvor and Ri and cuttlefish in the Algarve.
pág.140






















































































   40   41   42   43   44