Page 12 - Páginas Verdes - Roteiro Algarve
P. 12

   A cidade de Albufeira foi chamada de "castelo do mar" ou também quem diga de" mar pequeno" pelos árabes (AI-Buhera, designação do séc. VIII), pela forma altaneira e em anfiteatro que se dispõe sobre o mar. Do período Árabe restam as ruelas estreitas, o velho castelo e as casas muito brancas com arcos. Da povoação de longa tradição piscatória com uma próspera indústria de exportação de peixe, resta a Praia dos Pescadores, com as suas coloridas embarcações que hoje em dia se dedicam também à realização de visitas turísticas às fabulosas grutas marinhas da costa. Actualmente, Albufeira e o seu concelho assumem-se como um dos principais centros turísticos do país, oferecendo cerca de 30 km de costa e mais de duas dezenas de praias muito diversificadas entre si, tanto no que toca ao enquadramento natural, como em termos de ocupação e oferta turística. Embora os equipamentos turísticos, bem como a animação nocturna, sejam dos mais afamados do Algarve, convivem ainda par a par com uma outra realidade: a das aldeias tranquilas, onde subsistem artes manuais como a azulejaria, o cobre talhado ou a tapeçaria de esparto, envolvidas por pomares de sequeiro com amendoeiras em flor e laranjais coloridos.
Como grande centro internacional, Albufeira prima por uma culinária rica e diversificada. A grande variedade de restaurantes oferece-lhe, desde pratos regionais às mais refinadas especialidades da cozinha Francesa, Italiana, ou Alemã. Região ligada ao mar, os pratos de peixe e marisco constituem uma presença marcante na gastronomia.
The town of Albufeira was called "castle of the se " "small sea" by the Arabs (AI-Buhera, century de
narrow streets, the old castle and the very white ho
fishing tradition of town with a thriving fish export 1 Fisherman's Beach, with its colorful boats that tod , the realization of tourist visits to the fabulous sea
Currently, Albufeira and its municipality are
country's main tourist centers, offering about 30
more than two dozen very diverse beac es each oth
Algarve, live still pairwise with another reality: ti there are still manual arts such as tiles, tbe c upholstery, surrounded by dryland orchards wit colorful orange graves.
most refined specialties of the French cuisine, lta
connected to the sea, the fish and seafood disbes are.
gastronomy.
pág. 110






















































































   10   11   12   13   14